quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Guerreiros do Passo decidem ficar de fora do Carnaval do Recife.


Abaixo, texto do grupo Guerreiros do Passo sobre os descontentamentos deste carnaval....

O grupo de dança Guerreiros do Passo ficará fora em 2011 do Carnaval Multicultural do Recife.


A deliberação foi tomada pelo próprio grupo e comunicada ao Gerente de Dança da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Alexandre Macedo, numa resposta à sua solicitação para a inscrição dos Guerreiros do Passo nos Pólos do carnaval 2011.

Esta determinação está relacionada com a experiência acumulada em mais de cinco anos de participação na festa patrocinada pela Prefeitura, e, segundo a coordenação, nunca acrescentou absolutamente nada ao grupo, pelo contrário, só deu dor de cabeça.

O período seguinte, logo depois do carnaval, é outro problema. Um martírio para o recebimento do cachê que gira em torno de R$ 600,00 e, além de serem descontados impostos, vem ser pago em parcelas lá para o mês de maio ou junho, desestimulando qualquer pensamento de participação. Uma das exigências dos organizadores dos Pólos é que os grupos devem levar no mínimo dez (10) dançarinos para as apresentações, e o valor acima mencionado, quando é dividido, chega a ser vergonhoso. Sem contar que muitas apresentações são de madrugada e não há nenhuma estrutura de transporte para os passistas, tendo o grupo que se virar para chegar ao local marcado na programação. O contrário acontece com os artistas de fora, que tem todo o translado disponibilizado, hotéis e camarins preparados. E isto vem se repetindo nesta gestão e em outras do mesmo partido, e nunca mudou.

Sabe-se que a atitude do grupo não significará nada se compararmos a dimensão e a força do Carnaval do Recife, mas, simboliza um grito, mesmo que solitário, e vem dizer do descaso e da insatisfação de uma das instituições que representam legitimamente o frevo pernambucano. Se outros fizessem o mesmo, talvez o resultado obtido no carnaval seguinte pudesse ser diferente. Lembramos que a Troça O Indecente, responsável pelos Guerreiros do Passo, encerrou este ano suas atividades por falta de apoio, depois de três carnavais sem sair às ruas.

Tem-se apenas uma certeza, que, segundo a Prefeitura e seus encarregados, Maria Gadú, Marina Lima, Fernanda Takai, e Ivete Sangallo, merecem mais respeito e representam mais fielmente o Carnaval Multicultural do Recife do que alguns grupos e artistas da nossa cidade.

Fazemos agora uma pergunta: Será que estes artistas estrangeiros que, alguns deles não fazem nem a abertura de uma pequena farra na sua cidade, receberão seus cachês em junho? E os valores, chegarão a ser de R$ 600,00 reais? Com a palavra os dirigentes responsáveis pela salvaguarda das nossas tradições.

2 comentários:

  1. Nice Lima, venho lhe agradecer pelas reproduções dos textos veiculados no nosso blog. Muito obrigado pela força.

    Eduardo Araújo
    Guerreiros do Passo

    ResponderExcluir