domingo, 20 de fevereiro de 2011

O carnaval que eu não reconheço: o que há com o carnaval do Recife este ano?

Andando pelas ruas e observando os outdoors desta cidade que tanto diz que prega a cultura; e acompanhando a mídia nesses dias que antecedem o carnaval, constatei o que muita gente anda reclamando: o espaço para as atrações de bom nível no carnaval do Recife sofreu este ano uma drástica redução.

Expliquemos: qual foi a lógica em, no Baile dos Artistas, na última sexta-feira, no Clube Português, se homenagear, em um mesmo baile, Ariano Suassuna e Gretchen (a rainha do rebolado, precursora da idolatria nacional às mulheres-bunda???). Ah, e não esqueçamos, o Grupo É o Tchan - que muita gente já imaginava extinto - saiu do túmulo para ser a grande atração do Baile dos Artistas. No mínimo incoerente: Ariano Suassuna (criador do Movimento Armorial e tal...e É o Tchan... Mas sigamos.

Por que as principais atrações do Bal Masqué são Margareth Menezes e Jamil? Bom, deixo essas perguntinhas para a reflexão, será uma saudaaaaade dos tempos sofridos do Recifolia??

Ok, esses dois bailes são festas particulares, mas e Ivete como principal atração do Baile Municipal? A Prefeitura do Recife explica que a decisão partiu, principalmente, por uma questão de obtenção de renda para o baile, festa beneficente, mas é muito estranho que, num mesmo ano, haja esse tipo de invasão em festas tradicionalmente importantes na cultura pré-carnavalesca do Recife.

Ah, e para não dizer que só falei das atrações musicais deste pré-carnaval: como assim acabaram com a figura do Rei Momo??? "Ah, é para não incentivar hábitos que fazem mal à saúde, afinal, gordura não faz bem à saúde..." Mas e as pessoas que são gordas e saudáveis? Não quero acreditar que alguém seja possível de engordar quilos e quilos só para ser Rei Momo, colocando a saúde em risco... Depois de 54 anos, agora sai de cena o Rei Momo gordinho, vibrante, conhecedor de carnaval e bom de passo para assumir a figura do Rei do Carnaval que será escolhido no Baile Municipal. Perfil dos candidatos? Sarados!! É... concurso de Rei do Carnaval agora virou concurso de Mister Universo.

Vendo essas coisas só dá pra pensar que o carnaval perde em questão de cultura e que há muita coisa para se refletir e corrigir, não é, autoridades públicas???

2 comentários:

  1. Muito estranho mesmo este "revival" das atrações baianas no carnaval recifense. Em exclusivo, a mais bizarra destas celebrações citadas para mim foi a do "baile dos artistas", homenageando o Ariano Suassuna e a rainha do bumbum. Creio que isso pode ter afetado a saúde do Ariano devido a sua inflexibilidade enquanto a este tipo de expressão.. se é que se pode dizer "artística".
    Também foi válido ressaltar que o padrão de estética de uma tradição cultural que é a do Rei Momo está sendo ameaçada pelos novos hábitos alimentares saudáveis. Onde vamos parar?

    Parabéns Nice!

    Thiago Laranjeiras,

    ResponderExcluir
  2. Depois ninguém poderá reclamar dos baianos, afinal somos nós mesmos que estamos dando força à cultura deles.

    ResponderExcluir