sábado, 9 de março de 2013

NTVRU promove 1ª Semana de Comunicação Pública de Pernambuco



O Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias promove, na ter ça (12), quarta (13) e quinta -feira (14), a 1ª Semana de Comunicação Pública de Pernambuco. A semana tem o objetivo de construir, junto aos apoiadores e participantes, um fórum de debates a respeito de temáticas importantes à comunicação pública. O evento acontece no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), das 9h às 12h.

De acordo com o diretor do núcleo, Luiz Lourenço dos Santos, a iniciativa, que tem o intuito de se tornar anual, pretende agregar principalmente estudantes, professores e profissionais de comunicação do Estado. “Sua realização é importante, pois estamos acompanhando um cenário de mudança e de consolidação do interesse público na comunicação de massa”, disse.

Apesar de desconhecida por boa parte dos brasileiros e confundida com a antiga comunicação estatal realizada no País, a comunicação pública, segundo o diretor do núcleo, ocupa na atualidade um lugar essencial no aperfeiçoamento da democracia brasileira. “A criação da Empresa Brasil de Comunicação, em 2008, e da Rede Pública de Televisão trouxeram força à ideia de que é possível construir uma alternativa democrática à comunicação comercial, com participação e controle efetivo por parte da sociedade sobre o que é produzido e veiculado nas emissoras”, afirmou. Luiz Lourenço destaca ainda que a discussão ocorre em todo o País. “Essa semana é importante por marcar também em Pernambuco um momento dedicado ao tema.”

A 1ª Semana de Comunicação Pública de Pernambuco abordará três temáticas distintas ao longo de cada um dos três dias do evento: o Marco Regulatório da Comunicação Pública no Brasil, a Participação e Controle Social na Comunicação Pública e a Produção do Conteúdo em Comunicação Pública.

No primeiro dia, o diretor de Jornalismo da TV Cultura nos anos 1990 e atual superintendente de Rede da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) / TV Brasil, Marco Antônio Coelho, oferecerá uma narrativa por quem viveu a luta pela construção da comunicação pública no País e traçará um panorama dos seus atuais desafios.

No segundo dia, a professora da Universidade Católica de Pernambuco e membro do Conselho Curador da EBC, Ana Veloso, e o jornalista do Centro Luiz Freire e do Fórum Pernambucano de Comunicação, Ivan Moraes Filho, abordarão as possibilidades de atuação da sociedade em relação à construção da comunicação pública.

No último dia do evento, será a vez de o vice-presidente do Conselho da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura, Jorge da Cunha Lima, e do superintendente das Rádios EBC, Orlando Guilhón, tratarem a respeito das questões editoriais, éticas, de programação e de abordagem em relação à produção de conteúdo para a comunicação pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário