quarta-feira, 13 de março de 2013

Rádio Universitária Web



O Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias (NTVRU) ganha, a partir da quinta -feira (14), ao longo da 1ª Semana de Comunicação Pública de Pernambuco, mais um componente: trata-se da Rádio Universitária Web . Alternativa ao cenário atual da Comunicação, o novo canal pretende tornar-se referência em produção transmidiática e fomentar a produção cultural de novos programas a partir de um espaço plural e democrático.


A intenção, de acordo com o diretor do novo canal, Rodrigo Stefani, é que a Rádio Web se transforme num centro de formação especializado em linguagem multimídia, capacitando estudantes e docentes da UFPE e de outros órgãos que queiram se apropriar desta linguagem. “Pretendemos iniciar um diálogo para a construção e articulação de novas parcerias e convênios futuros com associações de produtores independentes, artistas, universidades, Governo e outras entidades.”


Há planos ainda para que a Rádio Universitária Web passe a integrar os outros componentes do Núcleo. Isso porque, segundo um dos gestores do projeto, Allisson Mendes, é implícita a necessidade de fazer a Rádio Universitária FM e a TVU parte do novo espaço provedor - nesse caso, já concebido de fato como um Portal. “O que esperamos é que o site da Rádio Universitária Web sirva de modelo, enquanto inovação de conteúdos e formatos, para o Núcleo. E que com o tempo, este possa construir um portal maior, associando os conteúdos da Rádio Universitária Web, da Rádio Universitária FM e da TVU”, afirmou.


Já no dia da estreia será possível conferir os conteúdos produzidos e pensados para o ambiente digital. Serão cinco, no início, os programas da grade de programação da Rádio. Os produtos surgiram através das disciplinas do curso de Rádio, TV e Internet que exigiam produção de experimentos radiofônicos. Nada impede, entretanto, que novos programas sejam criados. Para a segunda etapa do projeto, a equipe de gestão entrará em contato com grupos de outros cursos e departamentos de UFPE, para que haja ainda uma maior variedade de conteúdos.


Pensados sob a forma de temporadas, os programas do novo canal abordarão, entre outras temáticas, música, relacionamento, literatura e o universo das HQs (histórias em quadrinhos). Para o também gestor do projeto, Gustavo Augusto, a partir do momento que os conteúdos da Rádio Universitária Web são atemporais, houve uma adaptação do conceito de temporadas da televisão para as produções da grade. “Esse método facilita a administração de conteúdos, e evita que os imprevistos normais de produção comprometam o cronograma geral da equipe de gestão.” O planejamento da produção indica uma periodicidade semanal de distribuição de conteúdo. Mas, a médio prazo, programas ao vivo e diários poderão compor a grade de programação do canal.


A premissa do novo componente do NTVRU, de acordo com Stefani, deverá ser também, ao promover um espaço de produção jornalística, a prestação de serviços. “Queremos ampliar nosso escopo de programas para a área social, que inclua discussões contemporâneas e que mobilizem as pessoas.” O conteúdo da Rádio será transmitido de forma corrente, via streaming, distribuídos a partir de um servidor próprio. Haverá ainda um espaço de compartilhamento de arquivos em áudio ou vídeo, que ficarão disponíveis também via streaming. “Será disponibilizada uma faixa diária, com duração média de duas horas de conteúdo e músicas”, disse.


Segundo o diretor geral do NTVRU, Luiz Lourenço dos Santos, o portal atende ao cará ter inovador que a nova gestão busca implementar. “Essa ação se reveste de vanguardismo ao buscar outro tipo de público. Não aquele que ouve o rádio convencional, mas o que o acessa através do computador ou de dispositivos portáteis em diversas situações do cotidiano. Acontece efetivamente uma mudança de hábito nas formas de consumo cultural. E isso precisa ser levado em conta.”


Quem tiver interesse em produzir algum tipo de conteúdo ou mesmo contribuir com uma sugestão para a Rádio Universitária Web deve enviar e-mail para
radiouniweb@gmail.com . Poderá também contatar a equipe de produção pelo Facebook ou publicar uma mensagem no link Contato do site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário