terça-feira, 28 de setembro de 2010

Alunos da UFPE lançam inédita coletânea de críticas musicais


Com informações da Lista de Comunicação


Desafiando ninguém menos que o músico Frank Zappa - que descreveu jornalismo musical como atividade de quem não sabe escrever -, estudantes de Jornalismo, Rádio/TV e Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançam Coletânea de Crítica Musical,na próxima quarta-feira (6), às 19h, na Livraria Saraiva do Shopping Center Recife. O livro traz críticas de CDs, DVDs e livros relacionados à música lançados em 2009 e é resultado de disciplina ministrada pelo mestrandoem Comunicação Carlos Eduardo Amaral, organizador da obra. O prefácio éde Felipe Trotta, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPE.


Há música para todos os gostos, do Rock escocês de Franz Ferdinand ao som de pratas da casa como Otto e Isaar, inclusive, sem ignorar a produção clássica de nomes como Fred Andrade. Com 17 textos principais, o livro suscita, ainda, reflexão acerca de compartilhamento de arquivos, criaçãocoletiva e propriedade intelectual ao debruçar, por exemplo, sobre ThruYou - álbum lançado no YouTube a partir do som de vídeos produzido por pessoas de vários lugares do mundo.

Além de discorrer sobre os lançamentos, os estudantes fizeram um registro acerca dos cânones da música pernambucana, tanto artistas quanto canções. Assim, resgataram nomes como Ave Sangria que foi considerado umnome bastante expressivo para a cultura musical pernambucana, apesar deter gravado um único disco e há 35 anos. Coletânea de Crítica Musicalserve também como guia para professores dispostos a adentrar no universo da crítica cultural, já que Carlos Eduardo Amaral, além de disponibilizar a bibliografia utilizada nas aulas, conta toda a trajetória, metodologia e concepção da disciplina.


Serviço:
Lançamento da Coletânea de Crítica Musical
Dia: 06/10/2010 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Livraria Saraiva - Shopping Center Recife
Preço: R$ 20
Informações: 8831-9700

Nenhum comentário:

Postar um comentário