domingo, 27 de junho de 2010

Poetas do Repente

Publicação produzida pela Fundaj aborda o repente de maneira didática

Já faz um tempinho que foi publicado o Livro Poetas do Repente, pela Editora Massangana, da Fundação Joaquim Nabuco. Apesar de ter visto um dos episódios do projeto na Fundaj, só agora eu adquiri a publicação, lançada em 2008, que traz um cd com músicas dos cantadores nordestinos e dvd com 4 episódios produzidos pela Fundaj ( e desenvolvidos pela Diretoria de Cultura, Tv escola, do MEC) sobre o repente, sua história, principais representantes, difusão e expressão nos centros urbanos.

Série de quatro Programas sobre o universo da poesia popular , de cunho didático.


O programa 1 - Tecendo o repente (27`36”) Fala das origens da cantoria popular desde suas raízes africana, passando pela península ibérica e seu estabelecimento no Nordeste do País, principalmente no sertão da Paraíba e Pernambuco.

Programa 2 - Com a boca no Mundo (23`06”)Como o repente se expandiu além das fronteiras Nordestinas. O repente no rádio. Repentistas que migraram para São Paulo formando um pólo de cantoria na cidade. O repente no exterior. Aqui vale uma crítica: é mostrada a questão da difusão da cantoria em veículos como o Rádio e a Tv. Há, entre outros, o depoimento do radialista/ cantor Ivan Ferraz. Claro que o Ivan, no seu Forró, Verso e Viola, (Rádio Universitária FM de Recife) é um nome que divulga a cantoria de viola e o repente de maneira muito importante. Mas caberia, nesse episódio, a participação da Roberta Clarissa, radialista que, desde 2001, apresenta o programa que, sem sombra de dúvidas, mais representa o repente nas ondas do rádio, o Voz do Sertão, surgido na Rádio Universitária AM de Recife e hoje na Rádio Folha de Pernambuco http://vozdosertao.blogspot.com/

Programa 3 - Recriando o repente (26`08”) O repente e sua influência . O rap, o hip hop. Cantores e grupos que se inspiraram na poesia de improviso.

Programa 4 - O beabá do repente (27`05”)
O repente na escola . A escola do repente. A métrica, a rima, os modos. O uso do repente como instrumento didático.

Serviço:
Livro Poetas do Repente (com cd e dvd).
R$ 30,00
Onde adquirir: Fundação Joaquim Nabuco do Derby, Recife, e na Livraria Jaqueira, Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário