quarta-feira, 3 de março de 2010

Recifolia: ainda polêmicas.

Cascavilhando nesses sites de notícias, achei uma que me chamou a atenção: foi realizada uma pesquisa que apontou o desejo da volta do Recifolia.

O Recifolia foi um carnaval fora de época realizado no Recife na década de 1990 e começo dos anos 2000 e que em 2003 migrou pra Jaboatão dos Guararapes. Muita polêmica cercava o evento: de um lado, as pessoas que participavam da festa e comerciantes, além dos empresários das bandas (a grande maioria baianas);de outro, os moradores da Av. Boa Viagem, que reclamavam da poluição sonora e ambiental e da violência, além de todo o caos no trânsito na área.

Lembro da minha adolescência, quando, enquanto a graaaande maioria dos colegas de escola se empolgavam com o Recifolia, as atrações, as coreografias das músicas do momento, eu me sentia a E.T. por não saber o motivo de eu não apreciar toda aquela festa. Hj eu entendo bem...

Pois bem, vamos a tal pesquisa. De acordo com o site que publicou a matéria:

"Levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau durante o Carnaval deste ano mostrou que os recifenses querem de volta o Recifolia. Entre os 95,5% dos entrevistados que disseram já ter ouvido falar na micareta, 78,2% afirmaram querer seu retorno. Apenas 14,5% se mostraram contrários, e 7% não responderam. Foram 817 pessoas entrevistadas, sendo 18,1% com idade entre 16 e 24 anos; 24% entre 25 e 34; 20,1% entre 35 e 44 anos; 22,7% entre 45 e 59; e 15,1% dos entrevistados têm 60 anos ou mais. O perfil aponta para pessoas com ensino médio completo (48,2%) e com renda de até um salário mínimo (41,3%)."

Agora cabem as perguntas: a quem, de fato, esta possível volta do Recifolia interessa? Colocando tudo na balança, quem sai ganhando e quem sai perdendo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário