Ao chegar até mim, através do produtor audiovisual Rui Mendonça, uma carta do amigo Guitinho da Xambá, uma coisa me intrigou: estaria a liberdade religiosa da Festa da Lavadeira ameaçada?
Na carta, Guitinho (jovem músico da tradição do Terreiro da Xambá, em Olinda) deixa clara a sua indignação, ao que deu a entender, à perseguição às religiões de matrizes africanas, que também são reverenciadas na tradiconal Festa da Lavadeira, realizada todos os anos na Praia do Paiva, na cidade do Cabo de Santo Agostinho.
Abaixo compartilho com vocês a carta do Guitinho. É muito preocupante que, num estado como Pernambuco, marcado pela diversidade cultural, coisas dessa natureza possam estar acontecendo. Estamos atentos!
OLÁ A TODOS QUE FAZEM PERNAMBUCO SER ESTA NAÇÃO QUE PULSA CULTURA. MANDO ESTE TEXTO PARA FALAR DE UMA QUESTÃO GRAVÍSSIMA QUE VEM AMEAÇANDO A FESTA DA LAVADEIRA.
A CADA ANO QUE SE PASSA, ASSISTIMOS UM CRESCENTE MOVIMENTO POR PARTE DE GRUPOS OLIGÁRQUICOS QUE DESEJAM TRANSFORMAR A PRAIA DO PAIVA EM UM PARAÍSO PARA GRINGOS E RESTRINGUIR OS NATIVOS E A POPULAÇÃO PERNAMBUCANA A TER ACESSO AOS BENS NATURAIS DE PERTENCIMENTO E USO PÚBLICO.
O GRUPO ODEBRECHT JUNTO AO GRUPO BRENNAND E COM O APOIO DA PREFEITURA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO E CONTANDO COM A CONIVÊNCIA DO GOVERNO DE PERNAMBUCO ESTÁ A TODO INSTANTE QUERENDO INTERFERIR NA FESTA DA LAVADEIRA.
ANTES, PENSÁVAMOS QUE ERA SÓ POR UMA QUESTÃO DO LOCAL POR ESTAR PRÓXIMO A UMA RESERVA. MAS, NOS ÚLTIMOS DIAS, A ORGANIZAÇÃO DA FESTA FOI CONVOCADA PARA OUVIR AS PROPOSTAS QUE ESSE GRUPO TINHA PARA A FESTA. AS PROPOSTAS FORAM AS SEGUINTES:
O GRUPO ODEBRECHT, BRENNAND E A PREFEITURA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO, SEGUNDO ELES, NÃO QUEREM A EXTINÇÃO DA FESTA, MAS SIM QUE A FESTA MUDE O SEU CARÁTER. E PARA ISSO ELES SUGERIRAM QUE A PROGRAMAÇÃO DA FESTA FOSSE MODIFICADA COM A RETIRADA DOS GRUPOS AFROS E PRINCIPALMENTE A RETIRADA DA IMAGEM DA LAVADEIRA DO LOCAL. COMO PODE SE ESTE É O SENTIDO DA FESTA?
O QUE A ORGANIZAÇÃO DA FESTA DA LAVADEIRA DESCOBRIU FOI QUE A PREFEITURA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO MANDOU COM RECURSOS PÚBLICOS SEIS PASTORES EVANGÉLICOS PARA UMA MISSÃO EM ISRAEL. E, NO ENTANTO, NÃO APOIA A FESTA DA LAVADEIRA, PORQUE É UMA FESTA QUE TEM TODO O FUNDAMENTO DA AFRO-RELIGIOSIDADE. UMA DEMONSTRAÇÃO TOTAL DE DESRESPEITO AO DIREITO DO LIVRE CULTO.
ENTÃO, PARA A ORGANIZAÇÃO DA FESTA DA LAVADEIRA, ESTÁ MUITO À MOSTRA DE QUE O PROBLEMA NÃO É A FESTA, MAS SIM O AXÉ QUE MOVE A FESTA, QUE É ALGO GENUINAMENTE RELIGIOSO, QUE PROMOVE A MAIOR FESTA POPULAR FORA DO CARNAVAL DE PERNAMBUCO. HOJE, O LOCAL ONDE ACONTECE A FESTA DA LAVADEIRA ESTÁ TODO CERCADO COM ARAMES FARPADOS. E ISSO É ALGO QUE ESTÁ PREOCUPANDO A ORGANIZAÇÃO DA FESTA, QUE JÁ ALERTOU AO MINISTÉRIO PÚBLICO, POIS SE TRATA DE UMA ÁREA PÚBLICA E O GOVERNO DE PERNAMBUCO NÃO SE MANIFESTA.
POR ISSO DEVEMOS ATENTAR PRINCIPALMENTE ESTE ANO. PORQUE, COM CERTEZA, ANO ELEITORAL IRÁ APARECER MUITO PAI PARA QUERER ASSUMIR A CAUSA, VISANDO AS URNAS.
A FESTA DA LAVADEIRA PROVA O QUANTO O POVO DE PERNAMBUCO É DO AXÉ E QUE O POVO PERNAMBUCANO GOSTA DE CULTURA. E PROVA, PARA QUALQUER GOVERNO, PARA QUALQUER PREFEITURA, QUE É POSSÍVEL REALIZAR QUALQUER FESTA SÓ COM GRUPOS CULTURAIS E TODOS FICAM SATISFEITOS. QUE NÃO É PRECISO PAGARMOS MILHÕES A NXZ E A ZECA PAGODINHO E r$ 3 MIL A SELMA DO COCO E CACHÊS AINDA MAIS BAIXOS A OUTROS GRUPOS POPULARES QUE FAZEM PERNAMBUCO SER A REFERÊNCIA QUE É EM CULTURA.
A CADA ANO QUE SE PASSA ESSES GOVERNOS MOSTRAM QUE A CULTURA POPULAR É MUITO IMPORTANTE PARA VENDER O CARNAVAL E ATRAIR CERVEJARIAS. NO ENTANTO, A CULTURA POPULAR É A QUE ATRAI 99% DOS TURISTAS QUE VEM VISITAR O CARNAVAL DO RECIFE, DE OLINDA E DO INTERIOR DE PERNAMBUCO E SÃO OS QUE NÃO RECEBEM UM TRATAMENTO DIGNO.
É PRECISO QUE O POVO DOS TERREIROS SE MANIFESTEM EM UM SÓ CORO, E DEIXAR DE LADO AS DESAVENÇAS. OUTROS GRUPOS ESTÃO CADA VEZ MAIS SE ORGANIZANDO E CHENGADO AO PODER. O PLANO DO SENHOR EDIR MACEDO É PARA 2020 QUE O BRASIL SEJA 60% DE EVAGÉLICOS E ELEGER UM PRESIDENTE DA REPÚBLICA. E ENQUANTO ISSO FICAMOS DISCUTINDO PICUINHAS E CORTANDO A PRÓPIA CARNE, NEGROS CONTRA NEGROS. CHEGAMOS AO CÚMULO DE FICAR DISCUTINDO A FAROFA DO TERREIRO DE OUTROS IRMÃOS DE AXÉ E ENTREGANDO AS NOSSAS QUESTÕES POLÍTICAS A QUEM NÃO TEM NO SANGUE A VIVÊNCIA E NEM O SENTIMENTO DE MANTER VIVA A NOSSA CULTURA, LIVREMENTE. SEMPRE ENTREGAMOS A NOSSA CAUSA A UM POLÍTICO QUE SEMPRE USA O NOSSO POVO E AS NOSSAS QUESTÕES PARA SE ELEGER.
O QUE TENHO A DESEJAR É QUE OS NOSSOS ORIXÁS NOS PROTEJAM. E QUERO ACREDITAR QUE O PRÓXIMO GOVERNO QUE VIRÁ SERÁ MELHOR, MAS O QUE VEJO SE DESENHANDO NO HORIZONTE NÃO PARECE SER MUITO BOM PARA NÓS.
AXÉ EM NOSSA ESTRADA E QUE OLORUM NOS AJUDE.
GUITINHO DA XAMBÁ
Opa! agora sim.
ResponderExcluirPois é...Pernambuco é o estado da diversidade cultural e frevo e maracatu e parará...mas sabe q eu acho que aqui (como em vários outros lugares em maior ou menor escala, mas eu tô em PE e isto é sobre PE) tem é muita gente preconceituosa, e ainda há um ranço reacionário enooorme, que impede com que as coisas evoluam. Essas bandas de brega q chamam a mulher de cachorra mesmo, na maoiria das vezes,só estão refletindo o q rola nos lugares onde essas pessoas vivem.Falta educação, e quando o caso não é falata de aducação, é falta de tolerância, de diálogo. Anacronismos e idiossincrasias, elites, burgueses (como diz o nosso mano Malungo) e muita visão tronxa que precisa mudar. Mas nós estamos aqui pra (tentar) contribuir pra mudar isso.
Grande abraço a esta blogueira!
Viu? Toque aceito! Massa, Léo.
ResponderExcluirVc falou bem, o caminho é tolerância e educação, e isso não tem a ver com ser rico ou ser pobre. Vamos fazendo a nossa parte que já é o começo..
Abs e espaço sempre aberto!
Nice Lima.
De fato, não tem nada a ver com ser rico ou pobre. Estava mais me referindo à "elites" intelectuais e outros bichos q não estão nem um pouco abertos ao diálogo e à tolerância. Exemplos...bom...a gente vê todo dia.
ResponderExcluirBoa semana, e quando tiver tempo, não estiver ocupada, passa lá no Geekado q tem atualização constantemente.