sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Aos mestres, com carinho.

Nesse caminho que ando traçando, acabo conhecendo umas figuras bem especiais, que me vão ensinando o amor pelas coisas mais simples da vida: música, cores, brincadeiras, brincadeiras que eles levam com a maior seriedade.
Saudades do amigo que Deus já levou, Zé Gordo. Eu, a repórter principiante que, vira e mexe, dava uma paradinha e tirava uns minutos, ou quase horas para conversar um tiquinho com Seu Zé Gordo, engraxate na Av. Guararapes, centro do Recife, mestre de Maracatu e Ciranda. E ficava aquela moça de lado, sem engraxar sapato algum, só ouvindo as histórias de Seu Zé. "Cheguei na beira da praia, vi a maré, vi areia/ Rapaziada bonita, vocês por que não vadeia?" Viu, Seu Zé? Esqueci não...
E entre tantos outros queridos...vai um pouquinho de cada um deles, esperando que essa galeria aumente e eu possa depois ter mais coisas para mostrar e lembrar:
Biu Roque e Mané Roque (Aliança-PE) - não bastassem as vozes abençoadas, ainda dão um banho em muita gente nova, assim de seus vinte e poucos anos (leia-se eu) que brinca no Boi da Gurita Seca, em Olinda. Um sobe e desce arretado e eles lá, firmes e fortes, e a novinha aqui, toda hora parando pra descansar, rsr.
Seu Antonio Teles (Condado-PE) - esse é um fofo...As histórias dele, assim quase como as de meu avô. Gosto tanto...

Zé de Nininha (Ferreiros-PE) - eu conheci tem pouquinho tempo, abriu as portas e o sorriso na cara séria. Um cuidado na arte de fazer rabecas.


Saúba (Carpina-PE) - pense num cara pra falar "cara", rsrs. Ficou amigo assim, rapidinho, rapidinho. Veste a luva e pronto, vira boneco.


Miro dos Bonecos (Carpina-PE) - este é da nova geração de bonequeiros de Carpina. Jeito manso de falar...Não tirei foto com ele porque Dona Maria Grande poderia ficar com ciúmes...

Prof. Roberto Benjamin (Presidente da Comissão Pernambucana de Folclore) - eu vou pra me consultar uns minutinhos....E passo a tarde inteira...É tanta história. Ai, se a gente aprendesse por osmose....

Valdeck de Garanhuns (Itapecerica da Serra) - este acabou saindo de Garanhuns, interior de Pernambuco, para ir brincar Mamulengo em São Paulo. E eu fui lá, em Itapecerica da Serra, para ver essa história de perto. A casa, uma coisa e um boneco em cada canto. E ainda saí com romã para garganta, presente de Regina, esposa do Valdeck.
Aos mestres, pela amizade e paciência, o meu carinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário