sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

I Encontro Nacional sobre o Direito à Comunicação (I ENDC)

Eu já fiz a minha inscrição, e você?

Comunicadores comunitários, pesquisadores, professores, estudantes, representantes de ONGs, grupos da juventude, movimentos sociais e associações de classe de todo o Brasil juntos no Recife. Em comum, a percepção de que a comunicação é um direito humano e o desejo de fazer com que a liberdade de expressão seja garantida para todo mundo. É o I Encontro Nacional sobre o Direito à Comunicação (I ENDC), que será realizado nos dias 09, 10 e 11 de fevereiro de 2012, na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

O evento vem sendo construído pelo Centro de Cultura Luiz Freire em parceria com diversos outros sujeitos que participam, de uma forma ou de outra, da discussão do direito à comunicação no Brasil.A gente nota que, cada vez mais, existem pessoas e grupos procurando exercer ou lutar pela garantia desse direito. Desde a turma que tenta tocar uma rádio comunitária no dia-a-dia ao grupo que procura discutir o conteúdo da mídia tradicional. Sem falar das centenas de organizações que hoje discutem um novo marco legal para a comunicação no país. É fundamental que toda essa gama de sujeitos possam se encontrar e perceber que estão no mesmo barco, argumenta Ivan Moraes Filho, do CCLF.

Em três dias de atividades, o I ENDC será composto por mesas de debates, atividades autogestionadas práticas e teóricas, além de discussões em grupos de trabalho. Não vão faltar momentos de integração cultural e diversãoafinal de contas, o período é pré-carnavalesco. O objetivo é proporcionar momentos de análise de conjuntura, alinhamento das pautas e encaminhamentos conjuntos.Não se pretende criar nada de novo, mas fortalecer as articulações que existem, acentua João Brant, integrante do Intervozes. Em todos os espaços, os temas serão variados. Políticas locais de comunicação, sistema público, análise crítica, mídia comunitária, internet, legislação. Tudo o que possa se relacionar com as demandas de quem vislumbra um país em que a comunicação possa ser realmente livre.

As inscrições para o encontro são gratuitas e podem ser efetuadas no site endc.org.br até o dia 30 de janeiro de 2012. No mesmo endereço, é possível enviar propostas de atividades autogestionadas, sejam elas práticas ou teóricas (oficinas, debates, mostra de experiências, exibição de vídeos, etc.), até o dia 20 de janeiro de 2012. As propostas submetidas serão analisadas por uma comissão e divulgadas no dia 27 de janeiro de 2012.


Twitter: @ENDCBr

E-mail: comunicacao@endc.org.br

Página do Facebook: I Encontro Nacional sobre o Direito à Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário