sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança no Sesc Santa Rita



Grupo da cidade litorânea de Bragança, no Pará, louva São Benedito numa bicentenária manifestação folclórica.



Nesta quinta-feira eu fui conferir o Sonora Brasil, projeto de música itinerante realizado pelo Sesc em diversas unidades do brasil.
O grupo que se apresentou ontem no Sesc Santa Rita foi a Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança, numa demonstração do que acontece entre abril e dezembro, quando os homens realizam peregrinações às casas dos promesseiros de São Benedito, no estado do Pará, indo até o Maranhão, muitas vezes.
A Marujada é caracterizada por uma parte religiosa muito forte e levada a sério e pelas comemorações profanas que vão até o dia clarear com o povo dançando.
A Comitiva é formada pelos cantadores Zezinho Brito, Rafael Almeida, Waldir Santos, Nazareno Nascimento, Mestre Zito (exímio rabequeiro com a sua linda rabeca de cedro), e Junior Soares, pesquisador da cultura amazônica.


No repertório aparecem muitos cantos afinadíssimos (impressionante!!), uns até conhecidos como cantos gregorianos caboclos, e muita música instrumental: mazurca, contradança, retumbão, e os animados xotes e chorados.


Valeu muito a pena ter ido conferir o concerto, embora, preciso dizer que as apresentações, infelizmente, não ganham a devida importância nem mesmo por parte de muitos organizadores desses eventos. Digo isso porque, nos dias 10 e 11, dias de apresentações da Comitiva aqui no Recife (nos Sescs Casa Amarela e Santa Rita, respectivamente), telefonei para os Sescs para confirmar os horários das apresentações e os funcionários demonstraram, muitas vezes, desconhecimento e dúvidas em relação a isso (alguns até solicitaram que eu telefonasse em outro horário porque eles iriam se informar sobre o show), aparentando uma falta de comunicação concernente às atividades culturais da própria instituição e a um projeto que se propõe tão interessante, o Sonora Brasil. Uma pena, se liga aí, Sesc!!


A Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança hoje se apresenta no Sesc Piedade em Jaboatão dos Guararapes e depois segue para as cidades de São Lourenço (15); Surumbim (16); Caruaru (17); Garanhuns (18); Belo Jardim (20); Arcoverde (21); Buíque (22); Ibimirim (23); Triunfo (24); Carnaíba (25); Bodocó (27); Araripina (28) e Petrolina (29), dentro da Seção Sagrados Mistérios: vozes do Brasil,do projeto Sonora Brasil.


Para conhecer melhor o projeto Sonora Brasil e a Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário