quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Recife Jazz Festival aposta em novos nomes da música instrumental

Festival realiza Concurso Tremplin em parceria com o Pátio Sonoro - Prefeitura do Recife.

A sétima edição do Recife Jazz Festival traz atrações da França, Argentina, Cuba, Chile e Brasil, mas a marca do evento este ano promete mesmo ser o incentivo à cadeia musical instrumental pernambucana. Dentro das ações do Recife Jazz 2010, será realizado o Concurso Tremplin, nos dias 22 e 29 de outubro e 05 e 12 de novembro, no Pátio de São Pedro, no Projeto Pátio Sonoro, da Prefeitura do Recife. As inscrições para o Tremplin vão até o dia 15 de setembro através do e-mail recifejazz@gmail.com

Tremplin (trampolim em francês) é mesmo o nome apropriado para um concurso que terá como objetivo incentivar a profissionalização de jovens instrumentistas pernambucanos e colaborar para a formação de seus trabalhos. Os músicos com até 35 anos, que desejem participar, podem se inscrever gratuitamente por e-mail, necessitando apenas enviar release e uma música de trabalho (que não precisa ter sido gravada em estúdio). Os nomes selecionados serão divulgados no dia 1 de outubro. Ao final do concurso, a banda ou artista vencedor será atração confirmada no Recife Jazz Festival 2011 e vai ganhar a gravação, mixagem e masterização de mil cópias de cd em SMD (mídia que demanda menos custos e ótima peça de distribuição para os artistas). A gravação será feita no Recife e a mixagem e masterização na Argentina, num estúdio especializado em jazz.

Graças à parceria com o projeto Pátio Sonoro, da Prefeitura do Recife, o Tremplin também representará a oportunidade de o público conferir de maneira gratuita, música de esmero, durante quatro sextas-feiras consecutivas, conforme destaca o músico e produtor do Recife Jazz, Alex Corezzi: “Além de lançar uma banda nova e mostrar o que acontece de novo no instrumental Pernambucano, teremos o mês inteiro de jazz na cidade. Isso há alguns anos seria impossível!”. Para o Diretor do Espaço Cultural Pátio de São Pedro, Fernando Augusto, o Tremplin é uma iniciativa democrática e inovadora: “Não é muito comum a música instrumental ser disponibilizada gratuitamente em espaços públicos, e, principalmente, quando ocorre um concurso, possibilitando que as pessoas possam se manifestar e até interferir no processo de seleção dos ganhadores. Consideramos isso um avanço no formato do festival e bastante educativo para o público e para os músicos que participam.”

Na última sexta-feira do Tremplin, a banda francesa X'tet Bruno Regnier se apresenta com a sonoridade do jazz de vanguarda, numa demonstração de que é possível reunir no Pátio de São Pedro - conhecido espaço de divulgação da música tradicional pernambucana – representantes da música que se faz em outros países, num intercâmbio musical.


Sobre o Pátio Sonoro:

O Projeto Pátio Sonoro é uma das ações do segmento de música da Secretaria de Cultura do Recife, coordenado pela diretoria do Espaço Cultural Pátio de São Pedro. Surgiu em 2009 de uma ação conjunta entre a Gerência de Música da Fundação de Cultura do Recife e a Diretoria do Pátio. O projeto se firmou e hoje é uma referencia para quem faz música na cidade, além de ter ampliado seu conceito para atender aos diversos segmentos da música.

Sobre a banda francesa X'tet Bruno Regnier: www.bruno-regnier.com

Fã de grandes orquestras,” climatologista com escrita elegante e mente aberta", Bruno Regnier ganhou o 1 º prêmio de composição no Concurso Nacional de La Defense, em 1999. Fundador da empresa "A Seguir ...", ele anda no caminho da criação de grandes orquestras, que combina escrita e improvisação. Influenciado por jazzmen americanos tanto como compositores europeus, ele discute a escrita com uma forma constante e de cor orquestral, mas também com especial atenção para o intérprete.

Serviço:
Concurso Tremplin (uma das ações do Recife Jazz Festival 2010)
Dias 22 e 29 de outubro, 5 e 12 de novembro.
Pátio de São Pedro, Bairro de São José.
Entrada gratuita.
Inscrições: gratuitas, até 15 de setembro pelo e-mail recifejazz@gmail.com Divulgação dos selecionados no dia 1 de outubro.

Um comentário:

  1. Recife Jazz, de 2 anos pra cá eu fui, lá na Malakoff...tomara q eles botem lá de novo, com atrações "de grátis".
    É mto bom ouvir uma galera q a gente não conhece, os gringos e brazucas e se surpreender com a criatividade dos músicos.
    Eu gosto de Jazz pq tb pq tem aquele lance de improvisar e fazer os solos a arranjos na hora, lembrando, de certa forma, alguns gêneros nossos, onde rola tb, de uma outra forma,óbvio, o improviso e a criatividade.

    ResponderExcluir