terça-feira, 31 de agosto de 2010

Pelas ruas de Goiana

Nesse fim de semana estive em Goiana, Mata Norte de Pernmabuco, pertinho daqui de Recife. Rever pessoas queridas é sempre bom e aproveitar a atmosfera daquela bela cidade do interior também.


Goiana é uma cidade de uma importância histórica considerável (diga-se as Heroínas de Tejucupapo, por exemplo, grupo de mulheres responsável pela expulsão dos Holandeses daquela região). Também é destaque a arte de Goiana, os caboclinhos e as tradicionais bandas de música, a Curica e a Saboeira.

Outra coisa que chama a atenção são os centenários casarões e as igrejas da cidade. Para onde se olha, tem uma igreja para marcar a paisagem do centro da cidade. E observando isso, constatei uma coisa importante: muitas dessas cosntruções não estão recebendo das instâncias municipais, estaduais e federais, a devida atenção. Conversando com alguns amigos de lá, são recorrentes as histórias de casarões que desabaram, ou estão prestes a ruírem pela falta de cuidados.
A gente aproveita o espaço para divulgar a urgente necessidade de preservação das edificações e chamar a atenção para a importância de se revitalizar internamente e externamente as construções que carregam um peso histórico e artístico para Pernambuco. Abaixo um pouquinho do que Goiana tem.



Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.
Loja maçônica


Sede da Banda Curica


Sede da banda de música Saboeira



Cruzeiro da Igreja do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário