quarta-feira, 16 de junho de 2010

Comunicação e Direitos Humanos na UFPE nesta sexta, 18.


Comunicação e Direitos Humanos em debate na UFPE.

Palestra organizada pelos alunos de Rádio e Tv da Universidade Federal de Pernambuco analisa a relação existente entre mídia e Direitos Humanos.

Alunos da disciplina Legislação e Ética do Radialismo, do curso de Comunicação Social, com habilitação em Rádio e Tv da UFPE, realizam no próximo dia 18 de junho, a Palestra Comunicação e Direitos Humanos. O evento terá início às 10h30 no Auditório 2 do Centro de Artes e Comunicação e as inscrições são gratuitas. Cada inscrito deverá levar é 1kg de alimento não-perecível (exceto sal) e os alimentos arrecadados na palestra serão doados ao Grupo Viva Rachid, que atende crianças com HIV/ Aids no Recife.

Estão confirmados, como palestrantes, o historiador Marcos Mondaini, Professor da Pós-graduação em Serviço Social da UFPE e pesquisador na área de Direitos Humanos; Ana Veloso, jornalista e integrante do coletivo Intervozes; e o jornalista Ivan Moraes Filho, do Centro de Cultura Luiz Freire.

Um dos objetivos da Palestra Comunicação e Direitos Humanos será discutir o papel da mídia e a influência dela na sociedade e a relação que se estabelece entre comunicação e a garantia dos direitos humanos. Discussões que se tornam cada vez mais necessárias em face aos acessos aos conteúdos transmitidos pelos veículos de comunicação, principalmente a televisão e o rádio, os mais presentes na vida dos brasileiros. “Sendo as concessões de rádio e televisão públicas esses veículos tem a obrigação de representar a pluralidade da sociedade brasileira com vistas a atender as demandas dessa sociedade”, comenta a Professora Ivanice Lima, do Departamento de Comunicação da UFPE e coordenadora do evento. A regulação desses conteúdos está diretamente relacionada à sociedade civil - consumidora do que se divulga nos veículos de comunicação - e ao debate sobre a legislação vigente na área.

As inscrições para a Palestra Comunicação e Direitos Humanos são gratuitas até o dia do evento e podem ser feitas pelo e-mail mailto:inscrições.cdh@gmail.com As vagas são limitadas.

Sobre os palestrantes:

ANA VELOSO - Jornalista, professora da Universidade Católica de Pernambuco, Conselheira da Empresa Brasil de Comunicação eleita pela sociedade civil. Representante do Coletivo Intervozes. Empreendedora social Ashoka. Integrante do Centro das Mulheres do Cabo.




IVAN MORAES - Jornalista formado pela Unicap em 1998, integrante do Centro de Cultura Luiz Freire, onde co-edita o blog Ombuds PE (http://www.ombudspe.org.br/). Conselheiro do Movimento Nacional de Direitos Humanos. Apresentador e editor do programa Pé na Rua. Escritor de Kanimambo, um ano em Moçambique (relatos de viagem, 2007), Problema de Coluna (crônicas, 2003) e Quasamar (poemas, 2000), editor do blog Bodega (http://www.bodega.blog.br/). Faz parte de várias articulações e redes que lutam pelo direito à comunicação no Brasil.




MARCO MONDAINI- Marco Mondaini é historiador, tendo feito seu pós-doutorado no Departamento de Teoria e História do Direito da Universidade de Florença/Itália. Atualmente, é professor dos Programas de Pós-Graduação em Serviço Social e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. É autor dos livros Direitos Humanos e Direitos Humanos no Brasil, publicados pela Editora Contexto numa parceria com a UNESCO.




Sobre o Grupo Viva Rachid (instituição beneficiada pela arrecadação de alimentos) - o Grupo Viva Rachid (GVR) é uma entidade sem fins lucrativos, situada na cidade de Recife, criada em 1994, por Alaíde Elias da Silva. A entidade atende crianças com HIV/Aids das camadas de baixa renda e surgiu depois que Alaíde perdeu o filho Rachid, contaminado, em 1986, pelo vírus HIV, através de uma transfusão de sangue não controlado. Rachid faleceu sete anos após uma longa luta junto às entidades governamentais pela garantia do seu direito. Em 1997 o Grupo Viva Rachid foi reconhecido como referência pelo Ministério da Saúde, em razão do trabalho psicossocial de assistência a crianças com HIV/Aids e seus familiares. Fone: (81) 3221.6206. Email: grupovivarachid@ig.com.br Para doar: Banco do Brasil. Agência 1839-2 Conta corrente 1.910-0

Serviço:
Palestra Comunicação e Direitos Humanos.

Sexta-feira, 18 de junho, às 10h30
Auditório 2, Térreo do Centro de Artes e Comunicação da UFPE
Inscrições gratuitas: inscricoes.cdh@gmail.com
Entrada: 1kg de alimento não-perecível (exceto sal)
Mais informações: http://www.comunicacaoedireitoshumanos.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário